17 de abril de 2018

Posted by Biblioteca de E.B.2,3 de Paço de Sousa abril 17, 2018
Nascido a 1 de abril de 1964, José António Afonso Rodrigues dos Santos é o nosso autor do mês.  Este célebre jornalista, diretor de informação, correspondente de guerra, professor universitário e escritor português conta já com inúmeras obras na sua aclamada Bibliografia.
Filho de José da Paz Brandão Rodrigues dos Santos, médico natural de Penafiel, e de Maria Manuela de Campos Afonso Matos, mudou-se ainda bebé para a cidade de Tete onde permaneceu até aos nove anos. Tal como muitos portugueses, alguns dos seus antepassados estiveram envolvidos na Primeira Guerra Mundial, na Flandres e na Guerra Colonial em África, sendo que o seu segundo romance, intitulado A Filha do Capitão, é assumido como sendo um tributo que lhes é prestado. Após a separação dos pais, vai para Lisboa com a mãe. No entanto, dificuldades económicas levam-no a mudar-se para a residência do pai, em Penafiel. A difícil adaptação do pai a terras lusas motiva a partida para Macau. Já no Oriente, participa na elaboração de um jornal escolar que desperta o interesse dos responsáveis da rádio local e leva o jovem estudante a ser entrevistado por uma jornalista que acabara de chegar a Macau: Judite de Sousa, hoje outra bem conhecida jornalista portuguesa, atualmente a exercer funções na TVI. Em 1981, aos 17 anos, o jovem José Rodrigues dos Santos inicia-se verdadeiramente no Jornalismo, ao serviço da Rádio Macau.
Entre as diversas obras de José Rodrigues dos Santos destaca-se A Fórmula de Deus, o Codex e o Sétimo Selo como maiores "Best Sellers".
Venham à nossa BE descobrir um pouco mais acerca deste versátil autor português.