As Bibliotecas escolares do Agrupamento de Escolas de Paço de Sousa encontram-se distribuídas pelas escolas do 1.º ciclo de Fonte Arcada e Mosteiro e pela EB 2/3 de Paço de Sousa.

Como parte da Rede de Bibliotecas Escolares, a nossa missão é apoiar o processo de ensino/aprendizagem, promover a leitura, desenvolver habilidades de literacia de informação e cultivar o interesse pelo conhecimento. O nosso objetivo é contribuir para a formação de indivíduos pensadores críticos, cidadãos responsáveis e utilizadores eficazes de informação, capazes de continuar a aprender e tomando decisões ao longo da vida de forma autónoma.

As Bibliotecas do AGPSousa estão comprometidas em oferecer acesso físico e virtual à informação para toda a comunidade escolar, além de uma variedade de serviços. Isso inclui atendimento e suporte tanto presencial como online, disponibilização do acervo para uso nas instalações e também para empréstimo domiciliário, de maneira acessível e equitativa.


  "As bibliotecas escolares devem fornecer as melhores oportunidades de informação para que as pessoas possam tirar o maior partido das suas vidas como cidadãos inteligentes, construtivos e independentes. Pessoas que saibam como conectar-se, interagir e utilizar o ambiente rico em informação em que vivem, para conseguir compreender o mundo à sua volta, para pensar através de problemas e para tomar decisões que apoiem e enriqueçam as suas próprias vidas.

       A informação é o coração da aprendizagem significativa nas escolas. Mas não é a imagem de marca da escola do século XXI. A marca de uma biblioteca escolar no século XXI não é ditada pelas suas coleções, os seus sistemas, a sua tecnologia, o seu quadro de pessoal, os seus edifícios, MAS pelas suas ações e evidências que mostram que a BE faz uma diferença real na aprendizagem do aluno, que contribui de forma tangível e significativa para o desenvolvimento da compreensão humana, da produção de sentido e da construção de conhecimento. A biblioteca escolar deve direcionar-se para a capacitação (empowerment), a conectividade, a participação, a interatividade e o seu resultado/produto final é a construção do conhecimento."
Todd, Ross in "O que queremos para o futuro das bibliotecas escolares"